Palestrantes

Prof.ª Daniela Karine Ramos Segundo

Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolve pesquisas relacionadas a educação a distância, ao uso de tecnologias na educação, aos jogos eletrônicos e aos aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem. É graduada em Pedagogia (2002) pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em em Psicologia (2003) pela UFSC. É Mestre em Educação (2004) e Doutora em Educação (2008) também pela UFSC.


Currículo


Prof.ª Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora associada do da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando nos curso de Pedagogia e de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia e Política, Ensino e Formação. Possui graduação em Pedagogia - Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).


Currículo



Prof.ª Lilian Bacich

Instituto Singularidades e Tríade Educacional

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Atuou por mais de 25 anos na educação básica, como professora e coordenadora, e atualmente, no ensino superior, em cursos de extensão no Instituto Singularidades. Envolvida com ações de formação de professores pela Tríade Educacional, promovendo práticas inovadoras por meio de metodologias ativas. Pesquisadora do uso de metodologias ativas na educação, participou da organização do livro e é coordenadora do curso online: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, como consultora do Instituto Península.


Currículo


Prof.ª Lucia Giraffa

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades/PUCRS. Possui Licenciatura Plena em Matemática (1979) e Licenciatura Curta Em Ciências (1979) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Análise de Sistemas (1987) e Mestrado em Educação (1991) pela PUCRS, doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Texas. Pesquisa sobre Informática na Educação desde 1987, com enfase nos seguintes temas: softwares educacionais, formação de professores para uso de tecnologias, ensino de matemática, gestão de projetos e educação a distância.


Currículo

Prof. Gustavo Ribeiro Alves

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Professor no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal) desde 1994, é Doutor em Engenharia Elétrica e de Computadores pela Universide do Porto (1999). Coordena o grupo de pesquisa Laboris no Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), é editor associado da revista IEEE Transactions on Learning Technologies e coordenador do projeto VISIR+. Sua pesquisa é focada em educação na engenharia, experimentação remota e design para depuração e teste.

Currículo

Prof. Javier García-Zubía

Universidad de Deusto, Espanha

Diretor do Departamento de Engenharia Industrial e professor titular da Universidade de Deusto (Bilbao, Espanha) desde 1989, é Doutor em Engenharia da Computação (1996) pela mesma universidade. Sua pesquisa é focada principalmente na experimentação remota e na aprendizagem assistida por tecnologias. Ele é coordenador do grupo de pesquisa WebLab-Deusto há mais de 10 anos. Atualmente é o Presidente do Capítulo Espanhol da IEEE Education Society.

Currículo

Prof. Vanderli Fava de Oliveira

Associação Brasileira de Educação em Engenharia

Presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e Professor Titular da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, é Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Exercício Profissional da Faculdade de Engenharia da UFJF (Observatório da Educação em Engenharia). É graduado em Engenharia Civíl pela UFJS, tem mestrado e doutorado em Engenharia de Produação pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

Currículo

Sônia Maria Dall'Igna

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Delegada de Polícia e Coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente - DECA. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNISINOS, 1986). Especialista em Direito Processual Civil (UFRGS, 1996), Psicologia (USP, 2001) e Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos (UFSC, 2015). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação, na linha de pesquisa Tecnologia Educacional (UFSC).

Currículo

Fernando Lúcio Mendes

Delegado de Polícia no Estado de Santa Catarina

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Penal pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Publica e Direitos Humanos pela UFSC. Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação na UFSC. Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Fronteira da Comarca de Pinhalzinho, onde desenvolve projeto voltado à inteligência Policial.

Currículo