Palestrantes

Alberto Jorge Lebre Cardoso

Universidade de Coimbra
- Doutor em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

- Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática desde 2006.

- Desenvolve atividades de investigação no CISUC – Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, no Grupo de Computação Adaptativa.

- Membro sênior da Sociedade Internacional para a Educação em Engenharia (IGIP) com o título de "International Engineering Educator Honoris Causa" (“Ing.Paed.IGIP h.c.”).

- Subdiretor do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC e responsável pelo Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do CISUC.

- Foi presidente da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (2014-2016) e Coordenador do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros (2013-2016).
Andréa da Silva Miranda

Universidade Federal Rural da Amazônia
- Doutora em Engenharia da produção de sistemas (UFSC). É mestre em Ciência da Computação (UFSC). É licenciada Plena em Matemática e em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia. É especialista em informática na educação pela Universidade do estado do Para - UEPA, em metodologia do ensino superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Redes de computadores pela UFPA. Possui experiência profissional no desenvolvimento de projetos de Interfaces centradas em usuários com deficiência desde a fase da elaboração da proposta, até a execução.
- Atua nas áreas de Educação a distância, Acessibilidade digital e IHC. Ao longo dos últimos 12 anos adquiriu experiência nas áreas supracitadas em trabalho de consultoria para várias empresas e IES.
- Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) onde coordena o Núcleo Amazônico acessibilidade, Inclusão eTecnologia - ACESSAR e ministra aulas nos cursos de licenciatura em computação e informática agrária.
- Atuou ativamente em vários projetos desenvolvidos parao governo Federal destacando-se a elaboração da metodologia de atendimento e acesso de pessoas com deficiência e idosos em telecentros. É pesquisadora Associada do Remote Experimentation Laboratory - REXLAB.
Hamadou Saliah-Hassane

Universidade de TÉLUQ Montreal / Canadá
- PhD em Engenharia Elétrica e Computação (McGrill University), Mestre em Ciências Aplicadas (École Polytechnique de Montréal), Bacharel em Engenharia Elétrica (École Polytechnique de Montréal)
- Professor e pesquisador da TÉLUQ University,
- Membro do IEEE, Vice-presidente do PRONOTIC (Promoting New Information and Communication Technology in Africa),
- Membro da Ordem de Engenheiros de Quebec.
João Vianney Vale dos Santos

Hoper Group Consultoria LTDA
- Doutor em Ciências Humanas UFSC, Mestre em Sociologia Política UFSC, Especialista em Psicologia da Comunicação UFSC, Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília CEUB.

- Professor na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, desde 2012.

- Diretor do Blog do Enem, desde 2012.

- Membro do corpo de consultores da Hoper Group Consultoria Educacional.

- Membro de comissões verificadoras e assessoras de educação a distância da Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESU), e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

- Tem experiência profissional na área de implantação de projetos de educação a distância para o ensino superior, na criação de universidades virtuais, e no estudo da história da educação a distância no Brasil e na América Latina.

- Temas de atuação: universidade virtual, educação a distância, história da educação a distância.

- É autor dos livros Introdução à Educação a Distância; O Ensino Superior Virtual na América Latina; A Universidade Virtual no Brasil.
José Manuel Moran Costas

Universidade de São Paulo
- Doutor em Ciência da Informação – USP.

- Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos de transformação da Educação com metodologias ativas e modelos híbridos.

- Autor do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus) e do blog Educação Humanista Inovadora e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso), Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus).
Maria Clara Kaschny Schneider

Instituto Federal de Santa Catarina
- Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005).
- Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, com experiência nas áreas de Matemática, Tecnologias e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Curso Superior de Tecnologia, Avaliação de cursos, Educação a Distância, Gestão, Pós-graduação e Pesquisa. É Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.
- Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES. É Conselheira do SENAI-SC. É Conselheira do Conselho de Governança da FIESC. É membro do Conselho Superior do Instituo Federal de Brasília.
Maria Isabel Rita Pozzo

Universidade Nacional de Rosário/Argentina
- Professora Licenciada e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario, Argentina. Mestre em Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade de Barcelona, Espanha.

- Trabalha como Pesquisadora Independente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) no Instituto Rosário de Pesquisa em Ciências da Educação (IRICE).

- Professora Assistente de Trabalho de Campo na Faculdade de Ciências da Educação (UNR), onde também dirige o Departamento de Pesquisa.

- Diretora do Centro de Estudos do Espanhol como Língua Estrangeira (Faculdade de Humanidades e Artes, UNR).

- Editora e autora do livro "Espaços de construção interculturais na formação de professores: competência comunicativa intercultural, cultura regional e das TIC", projeto subsidiado pela Agência de Ciência e Tecnologia da província de Santa Fe, Argentina.

- Principais áreas de conhecimento: Espaços interculturais de formação docente, uso das TIC aplicadas a educação.
Roberto Carlos dos Santos Pacheco

Universidade Federal de Santa Catarina
- Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1996) e professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC.
- Participou da criação e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC).
- É pesquisador nas áreas de engenharia e gestão do conhecimento, governo eletrônico e interdisciplinaridade.
- Coordenou projetos de plataformas digitais, incluindo Plataforma Lattes (CNPq, 1997-2004), Rede ScienTI (internacionalização da Plataforma Lattes, que a levou a 11 países, 2001-2003), Portal Inovação (CGEE/MCTI, 2004-2013); Portal SINAES (INEP/MEC, 2005-2007), Plataforma Aquarius (CGEE/MCTI, 2011-2013), Portal de competências em vigilância sanitária (DC-VISA - Anvisa, 2007), Portal de competências em educação ambiental (DC-SIBEA - MMA, 2007) e Sistema de indicadores para as FAPs (SIFAPS - CONFAP, 2009-atual) e Universidade Corporativa Pública e em Rede (MAPA/ENAGRO, 2015-2016). É fundador do Instituto Stela.
- Atua em comissões de assessoria técnico-científicas (incluindo CAPES, FAPESC, FAPEMIG, IEL, SBGC, OPS/BIREME).
Romero Tori

Universidade de São Paulo
- Doutor em Engenharia Elétrica – USP.

- Professor da Escola Politécnica da USP.

- Bolsista de produtividade me Tecnologia Educacional pelo CNPq.

- Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas da
USP.

- Autor do livro "Educação Sem Distância".

- Coordena o Projeto VIDA Odonto (simulador em realidade virtual para treinamento de anestesia odontológica) financiado pela FAPESP e em parceria com Faculdade de Odontologia da USP Bauru (FOB-USP) e EACH USP.

- Coordena o desenvolvimento do ambiente VIDA Enfermagem (simulador em realidade virtual para treinamento de coleta sanguínea) em parceria com Escola de
Enfermagem da USP Ribeirão Preto.

- Criador e curador do blog "Educação sem Distância" (http://romerotori.org).

- Principais áreas de conhecimento: Computação Gráfica, Design, Realidade Virtual, Multimídia, Hipermídia, Educação Virtual Interativa, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games.